Publicado por em 26 de julho de 2019

Vale copiar: menino tira nota vermelha e mãe tem a melhor reação

A gente nunca quer que nosso filho vá mal na escola, mas de vez em quando pode acontecer dele aparecer com uma nota vermelha. Como você reagiria se isso acontecesse? No Rio de Janeiro, uma mãe reagiu de forma inesperada e viralizou nas redes sociais.

Duda, 16 anos, irmã do João Pedro, 10 anos, compartilhou no Twitter o recado que sua mãe, Adriana Fogaça, havia deixado para o menino, que tinha tirado nota baixa no colégio.

A mãe tem o hábito de deixar bilhetes motivadores para os filhos e percebeu que precisava incentivar o filho a se esforçar mais, não culpá-lo. Então, a mãe escreveu uma mensagem e deu chocolates para animar o dia do João Pedro.

Na carta, Adriana escreveu: “Você é um filho maravilhoso e muito inteligente. Vamos nos esforçar juntos para você melhorar a letrinha e estudar mais um pouquinho para as próximas provas. Mamãe acredita em você! Te amo”. Veja:

Untitled-1

Menos expectativa, mais compreensão
Acredite: seu filho também fica muito ansioso em época de prova. Sabemos que você também fica, mas de nada vai adiantar externar esse sentimento. A nota é um indicativo para saber se seu filho está compreendendo o conteúdo, se apresenta alguma dificuldade de elaboração, interpretação etc. Mas não vale só querer saber das dificuldades do seu filho só na hora da prova. “Não é só olhar o boletim, mas estar perto em todo o processo e saber que nota baixa não é só responsabilidade da escola e do aluno. Os pais também têm papel importante nisso. Precisam ter diálogo e paciência”, conta Josely Magri, diretora pedagógica do Colégio Stockler e mãe de Ivy e Carla.

Respeito é tudo
Certamente você não falta e nem atrasa em seu emprego? Se leva trabalho para casa, faz isso com atenção. Com seu filho não é – e nem pode – ser diferente. Ele precisa chegar pontualmente às aulas – sem pressa e estresse, ter um lugar para estudar em casa – de preferência calmo e arejado – e não faltar às atividades da escola. “A gente passa o calendário escolar com antecedência aos pais, mas acontece de os pais marcarem uma viagem e o filho faltar em uma aula, que já estava prevista para acontecer num sábado. Ou seja, parece que o compromisso dos filhos sempre fica em segundo plano. E é importante respeitar os compromissos dele, porque, caso contrário, a criança pode passar a achar que a escola tem menos valor”, alerta Josely.

Sem recompensar materiais, ok?!
É legal presentear, a gente sabe. Mas presente material não pode ser moeda de troca quando se fala de aprendizado. A diretora pedagógica conta que “respeito muito os núcleos familiares e suas combinações, mas sempre quando algum pai me pergunta se deve dar um presente ao filho porque ele tirou boa nota, eu explico que as crianças não devem relacionar ir bem nos estudos com ganhar algo em troca. Porque isso, mesmo que inconscientemente valoriza o ter no lugar do ser”. O mais importante no processo de aprendizado é mostrar ao seu filho que o maior presente de estudar e se dedicar é ganhar conhecimento. O saber deve ser o único estímulo para seu filho querer estudar.

Estabeleça metas REAIS
Se você seguiu os conselhos até aqui já sabe que se o seu filho tem dificuldade em matemática não dá para exigir que ele tire a nota máxima na próxima prova. Até porque, você em ajuda-lo nessa conquista e dar subsídios para isso. Mas mesmo criando todas as condições para estudo, é preciso saber estabelecer metas. Ir aos poucos mesmo, como por exemplo, pedir que ele faça todo dia as tarefas de casa, que ele vá bem em uma atividade no meio do semestre –que não seja a prova final, etc. Entenda, também, que fracassos fazem parte da vida de todo mundo, inclusive, do seu filho.

Celebre!
Seu filho fez todas as lições? Parabenize-o! Está conseguindo entender o conteúdo proposto? Elogie-o! “Exalte os esforços do seu filho, mostre que está feliz ao saber que o desempenho dele está evoluindo, valorize-o”, aconselha Roberta Bento, nossa embaixadora, colunista e mãe de Tais.

Fonte: Pais & Filhos