Publicado por em 24 de setembro de 2018

10 doenças contagiosas na idade escolar

Primeiro de tudo, se o nosso filho sofre de alguma das 10 doenças contagiosas ele desenvolverá anticorpos, o que reforçará o seu sistema imunológico. Em alguns casos são mais ou menos contagiosas e seu aparecimento começa desde a escola infantil em idades muito precoces.

Doenças contagiosas que afetam as crianças na etapa escolar

Catarro:

Derivada do acúmulo da mucosidade pode aparecer a otite. É a inflamação do ouvido médio e pode provocar febre e dor intensa nos ouvidos. É recomendável consultar o pediatra para avaliar o tratamento a seguir, seja mediante gotas antiinflamatórias ou ter que empregar antibióticos.

Conjuntivite:

É uma inflamação da membrana que envolve o olho e a pálpebra por dentro. Isso provoca que aumente a produção de lágrima e aparecem as remelas. O contágio é muito fácil e o seu tratamento requer antibiótico.

Piolhos:

São parasitas que contagiam muito facilmente; produzem muitos incômodos e se adquirem de forma quase aleatória, tendo especial predileção pelo cabelo limpo.

Gastroenterite:

Nos primeiros anos de escolarização das crianças pode ser mais habitual o aparecimento da gastroenterite provocando vômitos, diarréia, febre, dor abdominal. Nas crianças é muito fácil seu contágio via fecal-oral. É imprescindível manter uma boa hidratação na criança e uma dieta adstringente e procurar o pediatra se não notarmos melhoria com essas medidas.

Mão-pé-boca:

Em idades precoces é muito comum a doença conhecida como ‘mão-pé-boca’ (HFMD). Também é uma infecção que se contagia pelo contato ou pela respiração devido ao período de incubação que pode ser de 3 a 6 dias.

Doenças contagiosas

Roséola:

Entre os escolares é comum aparecer a roséola.  Pode ser tratada com antitérmicos e pode vir acompanhada de mucosidade abundante e dor de garganta.

Varicela:

É uma infecção viral pela qual a pessoa apresenta bolhas e causa muita coceira. O contágio é muito fácil mesmo antes do aparecimento das bolhas até que se formem as crostas.

Meningite:

Provoca febre, náuseas e vômitos e pescoço rígido. Para tratá-la requer antibiótico.

Sarampo:

É uma doença causada por um vírus. Provoca uma erupção cutânea, febre, dor de garganta e manchas brancas dentro da boca. Não existe um tratamento para combatê-lo.

Papeira:

É muito contagiosa. Podem causar dor facial, de cabeça e garganta, inflamação das glândulas salivares e febre. Não existe tratamento contra essa doença.

Finalmente, o melhor a fazer é sempre prestar atenção aos sinais que a doença pode mostrar, fazendo com que mais cedo possível se detecte os sintomas e assim o tratamento.

Fonte: Site Guia Infantil

O Colégio Academos se preocupa com a formação do seu filho. Venha nos visitar ou nos envie uma mensagem.