Histórico

O Colégio Academos foi criado em 1992 com o propósito de oferecer um diferencial na área da educação.
Iniciamos em 1993, na Av. Santos Dumont, nº 779, Aldeota com turmas do Jardim à 4ª Série em regime de semi-internato.
Diante da grande demanda de vagas ampliamos nossas instalações e em 1995 mudamo-nos para a Rua Costa Barros, Nº 850 Aldeota. Continuamos nosso trabalho oferecendo da Educação Infantil ao Ensino Médio completo.
A nossa satisfação a cada ano cresce, quando percebemos as transformações em nossos alunos que é o objetivo principal da Educação.
Em 2010 iniciamos a gestão da inovação com projetos para a qualidade total.

“Educar é formar o caráter do homem todo, mostrando que essa formação deve ser global e permanente”.
Dom José Bezerra Coutinho

POR QUE O NOME ACADEMOS?
Na mitologia clássica, Academos foi o herói que revelou a Castor e Pólux (filhos de Júpiter) o lugar onde Teseu havia guardado como prisioneira, Helena, irmã dos gêmeos. Seu nome ficou ligado indissoluvelmente à cultura pelo fato de sua sepultura, nos arredores de Atenas, estar situada em um bosque sagrado, que Platão tornaria célebre, pois ali fundou sua escola de investigação científica e filosófica, por volta de 387 a.C.
A essa escola deu o filósofo, o nome de Academia, em homenagem ao herói Academos cuja memória, certamente quis reverenciar.
A Academia de Platão foi a primeira instituição permanente de ensino, no sentido de tornar dinâmico o conhecimento e não apenas uma tradição a preservar, abrindo uma das mais importantes eras do pensamento ocidental.

Missão

Formar pessoas com mentes saudáveis, criativas, críticas e inovadoras para transformar conhecimentos em atuação, tornando-se homens e mulheres de sucesso.

VISÃO
Ser referência como um colégio formador de pessoas realizadas, inovadoras e felizes pelos sucessos alcançados na escola, na vida pessoal e profissional.

PROPOSTA PEDAGÓGICA
O Colégio Academos constrói sua ação pedagógica respaldada por uma visão construtivista e histórico-cultural, compreendendo os valores, a visão de homem e sociedade a partir das premissas;
A escola tem uma função sócio-cultural, devendo possibilitar ao aluno vivenciar cidadania e incentivar a participação social;
A aprendizagem acontece permanentemente, ao longo de toda à vida, e o conhecimento nunca está completo;
O diálogo pedagógico, a investigação, a pergunta e a criatividade perpassam todo o processo de ensinar-aprender;
Os professores, os alunos e os pais tornam parte na construção social do conhecimento;
O tempo e o espaço da escola são definidos em função do aluno que é a razão do projeto pedagógico;
O respeito à diversidade e a individualidade é que faz a riqueza do coletivo escolar.

Princípios

DEMOCRACIA
Democracia no Colégio Academos significa a adoção de procedimentos inseparáveis do respeito aos direitos fundamentais da pessoa como: liberdade de pensamento e de expressão; no constante entendimento recíproco de direitos e deveres;

LIBERDADE RESPONSÁVEL
O sentido autêntico de liberdade responsável é a prática consciente dos direitos e deveres. É a capacidade de ser racional de, intencionalmente, auto determinar-se, tendo em vista a realização de sua plenitude como cidadão;

ÉTICA
A ética é aqui considerada como um compromisso de vida, ultrapassando os códigos já estabelecidos; como elemento primordial para a práxis dessa conscientização, construir prática social para analisar situações a partir de organizações de base, que decidem por si o que fazer e como, visando o bem coletivo;

INTEGRAÇÃO
Significa unir idéias, práticas e atitudes, buscando o respeito pelo outro. Significa oferecer mecanismos concretos, que permitam a todos se tornarem agentes conscientes e responsáveis pelas ações pedagógicas que visam o alcance dos objetivos educacionais.

HISTORICIDADE
Vista como uma oportunidade para os alunos refletirem o seu próprio posicionamento no mundo e como poderão construir um mundo melhor.

VISÃO HOLÍSTICA
Holos, em grego, quer dizer O TODO. Então nossa visão holística significa a tendência integradora e fundamental do Universo: O todo está nas partes e as partes estão no todo. O ser humano é um todo que não pode ser visto somente em alguns aspectos;

AUTONOMIA MORAL
Significa uma moral que é construída a partir de uma relação com os companheiros e baseada no respeito mútuo; que surge do fato de que os indivíduos se respeitem reciprocamente. Nessa perspectiva as regras surgem da elaboração cooperativa e do intercâmbio baseado no diálogo e na colaboração.

Instalações

O Colégio Academos disponibiliza um completo centro técnico para o desenvolvimento pedagógico, psicológico, social e físico dos seus alunos.
Em nossa sede dispomos de:

– SALAS EQUIPADAS COM NETBOOKS E DATA SHOW

– LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: TABLETS E NET BOOKS

– BIBLIOTECA CLIMATIZADA E INFORMATIZADA

– LOUSA DIGITAL (AUDITÓRIO)

– LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

– QUADRA POLIESPORTIVA COBERTA