fbpx
Publicado por em 23 de novembro de 2018

6 conselhos para ensinar à criança bons modos à mesa

Os 6 conselhos super importantes para ensinar à criança bons modos à mesa.

Os pais desejam que as refeições familiares sejam tranquilas e relaxadas e ficam de mau humor quando a criança apresenta maus modos à mesa, que chateie o seu irmão ou que brinque com a comida.

É possível ensinar a criança a comer desde as primeiras etapas?

Como ensinar normas de conduta à mesa para as crianças

Como as crianças podem aprender normas de conduta à mesa? É mais fácil do que parece, sobretudo se o fizermos desde as primeiras etapas da infância, inclusive desde quando são bebês. Aqui seguem alguns conselhos para consegui-lo:

1 – Começar desde quando ainda bebês: devem aprender a diferenciar o momento de brincar, de passear e o da refeição. Dessa maneira será mais fácil e assumem as normas como algo normal.

2 – Para crianças mais velhas: se não tiver começado antes e as crianças já tenham mostrado modos ruins devemos falar com elas antes das refeições e explicar-lhes o que esperamos delas. Temos que dar-lhes uma série de normas fáceis e simples. Não muitas, para que saibam o que significa se portar bem à mesa: não chatear o irmão, não falar de boca cheia, não brincar com a comida e usar bem os talheres.

3 – A televisão deve estar desligada: tão pouco devemos comer utilizando o celular, não levar brinquedos à mesa, nem ler na hora da comida. Não deve haver distrações nem se deve realizar outra atividade a não ser comer.

4 – Dar um tempo para comer: para toda família, inclusive para os que comem mais lentamente é bom estipular um tempo que consideremos normal, por exemplo, 30 ou 40 minutos. Mais além desse tempo temos que recolher a comida.

5 – Se a criança se comporta mal: quando uma criança não está fazendo as coisas bem, ela acaba recebendo toda a atenção, devemos deixar claro que só prestaremos atenção ao que se comporte bem e esteja cumprindo bem as regras à mesa.

 

O Colégio Academos se preocupa com a formação do seu filho. Venha nos visitar ou nos envie uma mensagem.