Publicado por em 31 de outubro de 2019

Escola não é só brincadeira: o papel do professor na educação durante a primeira infância

Também durante a primeira infância, o papel do professor é essencial para garantir um bom desempenho do aprendizado e outros aspectos sociais.

Ser professor talvez seja sinônimo de se surpreender a cada dia com a espontaneidade e sabedoria dos alunos elaborando ao mesmo tempo novas estratégias e projetos para renovar o cotidiano das salas de aula que, no contexto contemporâneo, está em constantes transformações. É também ter que dar conta de muitas crianças com histórias, vivências, necessidades e sentimentos diferentes e compreender cada individualidade.

Quanto mais a criança se vincular ao professor, muito mais fácil será para ela ouvir e refletir sobre o que está aprendendo. Diferentemente do que se pensava antes, as tarefas do professor não se restringem apenas a ensinar e passar conhecimento adiante. Esse profissional é, principalmente, o responsável por propiciar a autonomia dos estudantes diante dos desafios da vida. Para isso, incentiva a criança a trilhar, com os próprios pés, o caminho até o conhecimento. O professor intervém, estimula e gera oportunidades, representando uma ponte entre a criança, as descobertas e os saberes.

Mas atenção, pais! É importante destacar que nem todas as responsabilidades das crianças devem ser jogadas nas costas dos professores. Valores e limites começam na família. A base da educação deve ser dada em casa. A escola contribui com esses princípios e é a condutora na educação escolar. É importante que os pais tenham o entendimento de que o professor é a autoridade competente no planejamento escolar”, defende Silmara Casadei, Diretora Geral Pedagógica no Colégio Visconde de Porto Seguro, mãe de Juliana e Carlos. O bom mesmo é que a escola e a família atuem em sintonia, o que traz mais confiança para a criança. “A escola, antes de qualquer coisa, precisa ser uma escolha da família e uma escolha consciente. Quanto mais a escola prestar atenção na individualidade de seus alunos, menos dificuldade de adaptação eles terão”, explica Marcelo Cunha Bueno, pedagogo, educador e escritor, pai de Enrique.

FONTE: Pais&Filhos

Colégio Academos é um colégio de tempo normal e tempo integral.